Doutor Prometo

Avizinham-se as eleições municipais.

As dúvidas ainda me assediavam. Não sabia em quem votar.

Já votei num tal de Zezinho Furtado. Confiava nele, já que na sua campanha sempre alardeava: “vote em mim. Sou uma pessoa de conduta ilibada. Já que o meu sobre diz Furtado. Já furtei de tudo na minha vida. Se eleito for nada mais resta a ser afanado. Já roubei de tudo desde que era menino. Agora, depois de pagar cadeia, me endireitei”.

E não é que o tal Zezinho foi eleito? Mas depois da vitória continuou a mesma ladainha. Passou a assaltar os cofres do município. E não foi preso, pois gozava de imunidade parlamentar.

Tempos depois, em outra eleição. Votei num padre que se dizia honesto até que se provasse o contrário. Contrariando toda sua pregação ele terminou o mandato contradizendo a si próprio. Acabou enricando por vender os santinhos da sacristia.

Votei outra vez numa pessoa que se dizia acima dos prazeres mundanos. E não é que ele se elegeu? O tal Zé da Mula foi eleito com mais de mil votos. Mas a tal mula com quem diziam ter um caso, não votou nele mesmo. Pois corria, à boca miúda, que ela o traía com o garanhão das quebradas. Pois o tal Zé, com quem era amasiada, não dava no couro nem uma vezinha só.

Noutro pleito votei num tal Branco. Mal sabia eu que votar em branco o voto não vai pra ninguém e é anulado. Mais uma vez perdi meu voto.

Confesso-me não ser bom de voto. Nem ao menos sou devoto de nenhum santinho. Creio em todos os santos. Menos no santo de pau oco que se dizem alguns canditados.

Setembro se fatia ao meio. Logo outubro chega. Ainda bem.

De tanto usar o controle remoto ele acabou estropiado. Parecem piadas aqueles propagandas eleitorais gratuitas. Elas deveriam ser pagas a preço de ouro. Quero ver se assim os pretensos candidatos iriam se exibir se porventura tivessem de pagar.

Uma delas mostra um tal Juvenal prometendo trazer chuva se eleito for. Quero ver se ele cumpre a promessa.  Nessa sequidão manifesta.

Noutra vem um que se intitula Barnabé da Lisura Purinha. Mas, sabido e ressabiado que ele nunca foi flor que se cheirasse. Na sua folha corrida escorre um caldo mal cheiroso com odor de latrina destampada.

Ah! Já ia me esquecendo de um tal Doutor Prometo. Ele assina doutor sem nenhuma titulação que comprove o titulo.

Doutor sim em contravenção. Já aplicou golpes por ai e por aqui. Já condenado por estelionato. Por vender produtos contrabandeados. Inclusive teve sua pena aumentada por fugir da cadeia onde cumpria pena. Onde inspirou pena do carcereiro. E teve sua prisão relaxada por ser relapso. De onde saiu ainda pior. Sendo candidato a vereador.

Esse Doutor Prometo prometia. Se eleito for. Trabalhar incessantemente pela volta dos bons costumes. Incansavelmente pelo ataque direto à corrupção (dele próprio não). Iria, se elegido for. Na sua lida na câmara dos vereadores pugnar a favor da isenção de pagamento de taxas no transporte coletivo. Qual seja de idosos ou pessoas desprovidas de vaidade.

Doutor Prometo prometia. Se a chuva não viesse ele a traria de longe em baldes cheios d’água. E iria apagar queimadas com essa água derramada. Mesmo que faltasse água ele iria fazer um aguaduto. Trazendo esse precioso liquido onde quer que se escondesse. Num brejo imundo ou numa mina seca.

Doutor Prometo. Dizia ele em seus discursos. Que as mulheres recatadas nunca seriam olvidadas em sua pregação diária. Mas as outras, tidas de vida fácil, as suas vidas seriam facilitadas. Teriam de trabalhar dobrado. Descruzando as pernas quanto forem intimadas.

Doutor Prometo, homem de vida pública comprometida com falcatruas. De competência não comprovada. Já que ele quebrou o único negócio em que se meteu. Agora se candidata a um cargo que se diz capaz.  Já que incapaz ele foi considerado pela justiça. Desde quando fugiu da cadeia. Após não cumprir pena. Que pena digo eu…

Ainda tenho dúvidas em quem votar. Se voto no Doutor Prometo não tenho certeza se ele vai cumprir o prometido. Se voto no Chico Linguiça não sei se ele vai só encher a dita cuja. Se vou votar no Tião Cegonha não sei se ele vai cumprir a promessa de trazer aquele bebezinho lindo, no bico do urubu, para a dona Aurora que nunca engravidou. Se votar no Doutor Promessa quem sabe as promessas que ele fez se cumprirão?

Se encompridar ainda mais irão pensar que sou candidato. Prometo que não…

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta