Muitas vezes a gente sorri para tentar esconder a tristeza.
Um riso de mofa deixa nossos lábios crispados de dor.
Essa demonstração de falsa alegria serve como atenuante do sofrimento. Único alento que nos permite ver a luz na escuridão.
Sorrir por vezes é preciso. Mesmo que a situação esteja em conflito com a tristeza que sentimos por dentro. Sorrir tenta demonstrar alegria. Uma felicidade não sentida. Que pode iludir a quem nos vê a cada dia. Embora pensando conhecer uma faceta nossa. Nem imagina a dor que nos consome as entranhas. Nem ao menos o dissabor que inunda nosso peito cansado de tanto sofrer.
Aquela linda menina a conheço desde tempos que lá se vão.
Sempre sorridente atende a seus clientes demonstrando maior satisfação. Um sorriso de fazer contaminar o entorno. Dentes alvos fazem boa figura aos lábios carnudos que emolduram sua boca pecaminosa. Quem não sabe um cadinho do seu passado não imagina as agruras que aquela linda moça, com jeito de menina, já teve de enfrentar.
Algumas relações desfeitas. Casamentos malogrados. Com o coração em cacos ela não deixa de sorrir. Não um sorriso de lagarto ou de vendedor que deseja desovar os seus produtos a um cliente aparecido naquela hora. E sim um sorriso verdadeiro. Que se mostra por inteiro. Aquela linda moça irrequieta atende a todos seus fregueses com a mesma cordialidade. Não a vejo assentada um minuto que seja. Espevitada ela caminha loja inteira. Oferecendo suas mercadorias que permitem enxergar as entrelinhas. Demonstrando com seus sorriso uma acolhimento que me faz voltar ao seu estabelecimento sem precisar de lá estar.
Desde quando a conheci nunca mais a esqueci. Mal sei do seu passado. Sei sim que ela sorri.
Seria esse sorriso expressão exata daquilo ela esta sentindo? Ou meramente um sorriso que sente e não consente?
Aquela linda menina moça mulher sorri sempre.
Mal conheço seu passado.
Sei sim. Pelas parcas informações que me passaram. Pelo que soube dela.
Aquela linda moça mulher já teve de enfrentar procelas. Tempestades não fizeram desabar sua coragem e seu sorriso farto.
Quem a vê sorrindo jamais sabe a dor que ela sente. Ela sorri por fora e chora por dentro.
Ela esconde as mágoas passadas por trás de seu lindo e esfuziante sorriso.
E consegue contaminar a mim mesmo. E a todos que adentram ao seu estabelecimento.
Muitos de nós escondem mágoas sorrindo. Mas nunca vi alguém sorrir como ela.
Já eu não consigo.
Aquela linda menina feita mulher pra mim é um exemplo vivo de que pra ser feliz não basta apenas sorrir. Talvez ela o seja. Mas não tenho a coragem e a audácia de perguntar a ela como ela consegue sorrir a mercê de tanta dor e sofrimento.
Aquela linda menina moça feita mulher. Que se esconde atrás de um sorriso. Demonstra não apenas destemor como também amor a vida.
Qual o nome dela? Seria algo como vento? Ou melhor, dizendo. Um ventinho maroto. Que de repente passa. Que faz levitar as folhas mortas. Qual seria ele? Não digo. Deixo a imaginação de vocês.