Ainda mais em tratando de uma pessoa que já deixou anos e anos para atrás muitos deles além dos setenta.
Não carece dizer que o tempo, a exemplo de um leão, ruge mostrando os dentes ao se sentir ameaçado por um predador mais forte e poderoso que o rei dos animais.
E, se por ventura queremos em verdade não falácia sermos de fato felizes não adie sine die. Faça-o agora mesmo. Antes que se esqueça ou seja informado de que a tal felicidade não é perene como o vento que passa nas areias de um deserto onde a ventania é constante.
Se felicidade se escreve tal e qual grafada na segunda palavra desse parágrafo não a confunda com alegria. A mesma que demonstra o palhaço de um circo que se fantasia daquela forma sorridente mas no entanto derrama lágrimas por dentro. Mas, quando essa pessoa vestida numa roupa alguns números acima do seu exato, assim que ele volta ao seu quartinho nos fundos daquele circo mambembe, lona rota, e troca de roupa, e veste uma calça velhusca, a única que lhe sobra no guarda roupa todo carunchado, aí sim ele assume sua verdadeira identidade. A de um pai de família desempregado por contar com mais idade. Sem nenhuma formação profissional que o qualifique para tanto ser gerente ou um reles funcionário vendedor de uma loja de eletrodomésticos qualquer na rua principal de sua cidadezinha fincada no interior do interior de nossa amada Minas Gerais.
Se desejas de fato ser feliz demonstre alegria em seus dentes mesmo que cariados ou negros como noites escuras. Carecendo prementemente de tratamento ou clareamento. Mas quem diz que seu orçamento minguado dá conta de pagar a conta de um dentista mesmo aquele atendente de uma clínica popular.
Se ser feliz exige simplicidade ou sinceridade de tato sejas. Não se deixe tomar por algum endinheirado metido a besta. Mais falsificado que um perfume dito vindo de Paris quando deveras foi feito no Paraguai.
Para deveras seres feliz procure um lugarzinho humílimo nonde não existam egos inflados muito menos riquinhos de faz de conta que no entender deles todos basta mostrarem vidas falsas, casas faraônicas, vestidos com etiquetas de Armani ou Versace. Ou viajantes dizendo recém chegarem de praias paradisíacas nas Bahamas. Mas o que mostra verdade é o fato que mal chegaram de Aparecida do Norte mesmo assim em romarias de custo mínimo. E mesmo assim voltaram do Santuário de Aparecida devendo a última prestação da viagem.
Procure o endereço da felicidade onde a vida seja regida pelo apelo do amor e onde as pessoas saibam se dar de coração aberto ao se abraçarem mesmo que estes enlaces sejam atados a desconhecidos agora feito amigos.
Mas, obedecendo à prudência e a cautela, não dê seu coração a ninguém. Simplesmente exija um fiador confiável e alugue-o até que os anos lhe diguem que seu coração está entregue a pessoas que saibam reconhecer o valor de corresponderem a doação sem medo de errar.
E quero ainda enxergar com meus olhos usando a minha capacidade de olhar com bons olhos crédulos tudo aquilo que não vai me decepcionar. E acabar por partir meu coração em cacos sem a menor chance de uni-los novamente por inteiros.
Se é pra ser realmente feliz não postergue o dia de se entregar por completo. Todos nós somos sujeitos a logros ou senões. Mas, se valeu de fato a pena de se arriscar a sua dita felicidade em aventuras sem saber se darão certo ou não. Ao fracasso tente, retente e façam novas tentativas mesmo que se malogrem. Mas, segundo um poeta, não carece dizer-lhe o nome, “tudo vale a pena se a vida não se apequena”.
Ah! Se porventura todos os seus esforços de encontrarem a felicidade derem em nada. Não se apoquentem.
Passes o tempo que lhe reste numa fazenda. Confira suas nádegas frias no rabo de um fogão a lenha e deixe as achas metamorfosearem-me em brasas ainda incandescentes e verás que todo perdido um dia se encontra.
Como eu encontrei a tal tão buscada e por vezes difícil de se encontrar. Essa palavra tão meiga e de uma lindeza igual a das luzes de um arco íris depois de uma tempestade que de repente serenou na linha do horizonte do infinito que pode estar tão perto ou mais distante.