Quem tem a ventura de ainda ter um pai deveras é um abençoado.
Muitos nem ao menos sabe quem foi ele.
Nasceu de uma mãe. Pois que eu saiba pais ainda não são capazes de gerar filhos. Apenas contribui para o nascimento emprestando seus genes para aquela que deu um dos seus óvulos para ser fecundado.
Mas, aquele pai desnaturado fugiu ao compromisso da paternidade logo ao nascer de seu filho. E até hoje não soube e nem quis saber o destino daquela criança.
E a pobre mãe acabou por criar seu rebento sozinha.
Daí tantas crianças dormindo ao relento. São criancinhas vivendo nas ruas. Nascidas de lares desestruturados. Entregues a própria sorte madrasta. Sem rumo. Sem porvir.
Sou um afortunado por ter nascido por interferência daquele casal que me deu a vida.
Ontem foi o dia dos pais. Pena que ele não mais está presente ao meu lado. Mas, por certo, onde ele está, ora por mim. Junto a minha querida mãezinha. Num lugar especialmente lindo. Junto aos pais de tanta gente. Ao lado de nosso pai do céu.
No dia de ontem, treze de agosto, mês em que ele fazia aniversário, dia primeiro, faz vinte e três anos que ele partiu, tive a sorte de ter dois netos comigo no meu apartamento.
Theo e Dom, faltou o Gael, preencheram o vazio que eu sentia pela falta de meu pai.
E como é gostoso ver dois meninos ao meu lado. Com eles volto nos anos. Rejuvenesço.
Logo ao nascer do dia fui presenteado por minha filha com uma saborosa cesta de café da manhã. Foi um amanhecer enriquecedor. Não pelas iguarias por ela ofertada. E sim por ter dois netinhos ao meu lado.
Naquele momento, na mesa do café, assim que o Dom acordou. Theo já estava desperto.
Disse aos dois que no dia treze de agosto celebra-se o dia dos pais.
E que seus pais logo viriam buscá-los.
Foi quando o Dom, espertinho que é, olhou-me com aqueles dois olhinhos inquiridores e me disse: “ vô! Agora o senhor é um pai dobrado”?
“Por que” ? Perguntei a ele.
“Uai. Por ser meu avô. Pai de minha mãe. Só pode ser pai em dobro.”
Não tive como discordar. E nunca havia pensado antes.
Já perdi meu pai. Agora me resta um consolo. Sou um pai em dobro. Sim senhor.