A vida é um eterno recomeço

Sempre tive essa máxima cá comigo.

Mas quem me abriu os olhos para essa verdade foi um amigo de infância. Cujos pais moravam naquela mesma rua. A que sempre é lembrada em muitas crônicas passadas.

E hoje bastante modificada a vejo pela janela da frente. A olhar-me como a me dizer: “ por favor. Não olvide do seu passado. Foi aqui que você aprendeu a ter amigos. E eles todos brincavam ao seu lado. Tanto no clube que ainda frequenta. Ou em minha calçada feita em pedras duras. Só depois cobriram meus paralepidedos com uma camada negra de asfalto”.

Esse amigo de tempos antigos, pessoa admirável por não se deixar vencer por inúmeras enfermidades. Agora recentemente retornou  a nossa cidade.

Ele veio só. Não sei se se casou. Mas sei que não deixou descendentes diretos.

Doutor Emanoel Antônio de Carvalho tem a formação homeopática além de ser médico cuidador de crianças.

Devido as suas intermináveis doenças ele não exerce mais a medicina. Aposentou-se quase por completo. Pena que suas enfermidades não o deixam viver em paz.

Antes foi preciso receber um rim. Mas, pensando recuperar a saúde esse rim foi rejeitado. Novo transplante foi-lhe dado de presente há tempos idos.

E esse colega guerreiro, quando me refrescava na piscina daquele clube atuante em nosso passado. Agora redivivo. Via-o entrar pela portaria usando muletas em apoio as suas pernas claudicantes.

Ele  entrava n’água morna a exercitar-se. Foi ele, num dia de calor sufocante, quem me disse essa frase que pouco conhecia: “ a vida é um eterno recomeço.”

Doutor Mané, como o conhecia, é um exemplo vivo desse dito. A expressão maior que viver é estar sujeito a quedas e novamente se levantar. Adoecer e se ver curado. Tratar-se e de novo recuperar o prazer de viver.

Doutor Emanuel Antônio de Carvalho, meu amigo daquela rua passado da minha infância, não o tenho visto nos últimos dias.

Sei que você tem passado por inúmeros perrengues. Que sua articulação coxo femoral ainda claudica e talvez precise de uma nova prótese. Oxalá seu rim funcione a contento.

Mas espero que sua vontade inquebrantável de viver não o tenha deixado. Como também sei que pra você a dor é inevitável mas você não dá indícios de sofrer.

Doutor Emanuel.

Espero vê-lo de novo caminhando firme pelo entorno da Praça Augusto Silva. Deixando seu apartamento num edifício vizinho a ela sem precisar de muletas para caminhar livremente.

Você, amigo de infância. Um dia, caminhando nas águas tépidas da piscina do Lavras Tênis Clube me afirmou: “ a vida é um eterno recomeço.”

Tenho por mim que sim.

Um dia a gente levanta sem o prazer de acordar. O dia amanhece cinzento. O azul do céu não se deixa ver.

Noutro tudo se passa diferente.

Acordamos acreditando que tudo em volta se modifica. O ar se purifica. As dores cessam. E  o prazer pela vida novamente nos faz sorrir sem querer.

Doutor Manoel. Esteja onde estiver. Espero que se encontre melhor.

Quero  de novo reencontrá-lo nas águas quentes da piscina de nosso clube e ouvir de você sua frase. Que tanto motiva a continuar a viver em plenitude máxima.

Se você se encontrar enfermo volte melhor. E recomece sempre.

Ninguém melhor que você para me mostrar que nosso maior presente é a alegria de estar entre amigos e poder abraçá-los sempre.

Fica aqui, neste desfecho, meus desejos sinceros que você recomece sempre.

Deixe uma resposta