Perspectivas para um novo ano

Ano findo, esperanças renovadas.

Nunca fui de fazer vaticínios. Parece que hoje vai chover. Agora o céu não mostra indícios de chuva. Choveu durante a noite? Não vi. O sono pesado não me permitiu escutar o ruído da chuva. O asfalto cinzento da mesma forma não me permite ver se caiu chuva durante a noite.

Deixo a quem entende a incumbência de fazer previsões. Aos meteorologistas compete esta tarefa.

Conheço uma pessoa da roça, Seu Sebastião, que nunca se equivocou em vaticinar as questões de tempo. Para ele, no alto dos seus muitos anos, simplesmente, ao admirar as nuvens, ouvir o murmúrio do vento, dizia, com aquele linguajar entre dentes: “hoje chove, com certeza.”

E não é que no deitar da tarde despencava uma aguaceira danada. Fazendo embarrear a estrada. Tintando de verde a pastaria.

Para mim penso ser melhor deixar o tempo passar. As horas, os dias, caminharem em seu ritmo lento. Amanhã, depois de depois do amanhã, o que vai ser será. Não tenho o costume de me preocupar com o desenrolar do tempo. Vivo o dia de agora. Amanhã, com certeza vai ser outro dia. Feliz como tem sido minha vida até o presente momento.

Agora, antes das sete da manhã, o sol entra devagarinho por entre a persiana da minha janela. Mais tarde tenho de cerrar as folhas da persiana. Para que o clarume do sol não machuque as minhas retinas.

Ano novo começa. O velho se foi. Para mim foi um ano como outros quaisqueres. Entra ano, sai outro, nada de novo acontece. Apenas um fato merece relato. Ficamos, a cada ano que passa, mais velhos. A mim a idade não incomoda. Sinto-me tão a vontade na idade em que me encontro que parece que não faço anos. Na verdade, a cada ano que passa, menos me pesam os anos.

O que espero do ano que recém teve início?

Apenas tenho o desejo de continuar como estou. Vendendo saúde, caminhando sempre, correndo quando me apraz, escrevendo o que a inspiração dita.

Deixei, há tempos, as ambições descansarem. Não mais desejo conquistar o mundo. Como nos meus verdes anos. Espero, de coração aberto, ver meus netos crescerem. Se possível continuar a ter saúde. Que as doenças me deem trégua.

Que o ano que de pouco começou seja pródigo em oferecer de tudo um pouco. Que as famílias brasileiras sejam respeitadas em seus anseios. Que a corrupção tenha freio. Que o governo empossado em verdade cumpra o prometido.

Espero, sem pressa, que os salários sejam pagos no tempo certo. Para que os pais de família consigam honrar seus compromissos.

Aguardo, sem querer fazer vaticínios, que a chuva caia no tempo certo. Que não provoque calamidades nas grandes cidades. Como tem acontecido neste começo de ano.

Espero, sem arroubos de ansiedade, que nosso país encontre o seu caminho. Que a saúde oferecida a nosso povo, tão humilde e sofrido, pelo menos melhore mais que um cadinho. Que, quando as enfermidades baterem a nossa porta, sejamos acolhidos com competência e respeito.

Que não nos falte emprego. Que não nos falte segurança. Que o nosso ir e vir possa ser sempre respeitado. Que não nos roubem a esperança de dias melhores.

Aguardo, neste começo ano, que no decorrer do ano novo tenhamos o devido descanso. Que não nos impeçam de sermos felizes depois de anos e anos de trabalho intenso. Muito se tem discutido a aposentadoria. Que ela venha no tempo certo. Antes que as doenças nos incapacitem. E só poderemos desfrutá-la inermes a um leito.

Que o Brasil não seja apenas noticiado como um país das falcatruas. E sim como um lugar onde a educação, o transporte público, assim como a saúde, sejam modelos a serem seguidos.

Avidamente aguardo, no decorrer do ano em curso, que cada, a sua maneira, encontre a felicidade tão procurada. Que a saúde., bem mais precioso que temos, seja em verdade alcançada.

Espero, sem fazer previsões, apenas vivendo a vida, sem me preocupar com o dia seguinte, que o ano novo seja povoado de sonhos realizados. Que nosso povo, humilde, estoico e trabalhador, consiga realizar seus sonhos. Que nosso governo mostre serviço. A nosso serviço. Não deles.

São tantos os desejos, que, caso continuasse a enumerá-los todos, a lista se estenderia a tantas linhas, que o tempo seria escasso.

Agora o relógio mostra quase oito horas da manhã de um novo dia. É quando começo o trabalho. Que ele continue por todas as horas do ano. É o que desejo a vocês. Neste começo de ano, antes que ele termine.

Deixe uma resposta