” O que o trouxe até aqui”?

São inúmeras as perguntas que o médico faz ao paciente que o procura pela primeira vez.

Não sem antes começar por um cordial “bom dia”. Ou tarde, segundo a hora da consulta.

Um fraterno aperto de mão se faz necessário.

“Qual o motivo da sua consulta? O que o aflige? Qual a sua queixa? Algo que possa fazer para ajudá-lo”? E assim por diante.

Muitas vezes a o motivo da consulta não é tão evidente. O paciente não se mostra a vontade. E torce os dedos das mãos numa atitude que bem demonstra a sua incapacidade de se abrir.

Assim muitas vezes aconteceu comigo. Principalmente quando se refere à gente simples da roça. Que comparece a consulta na intenção de fazer o tal exame por muitos considerado vexaminoso. O qual é deveras importante como prevenção do câncer de próstata.

Uma vez, bem me lembro, aqui mesmo no consultório deu entrada um destes caboclos envergonhados. Parece que aquela foi a primeira vez que alguém o levou a fazer uma consulta. Já que a mídia, recomenda, neste mês de novembro, que a partir dos quarenta e cinco se deve fazer o tão temido exame da próstata.

Quem trouxe o Seu Joaquim à consulta foi a sua esposa. Uma senhora que aparentava ser sua filha. Muitos janeiros mais jovem.

Ela ficou do lado de fora da sala. Não sem antes pedir a minha secretária que primeiro falasse comigo. Na intenção de explicar a razão da consulta do marido.

E como era loquaz do dona Margarida. Falava pelos cotovelos. Durou nada menos que uma hora inteira a nossa pré-consulta.

A seguir, ainda muito envergonhado, Seu Joaquim adentrou à minha sala.

Para quebrar o gelo perguntei-lhe de onde veio. O que plantava na sua rocinha. E se ele era feliz naquele lugar ermo.

Foi então que o consultante parece que simpatizou com a minha pessoa. Falamos de banalidades. Que a chuva daquele final de ano estava sendo boa. Embora o preço do leite pago não fosse lá essas coisas a produção dava pro gasto. E a pastaria estava verdinha. Que coisa boa! E as jabuticabas? Seu Joaquim acabou me convidando para uma visita. Antes que as maritacas dessem cabo daquelas frutinha doces.

Ainda me lembro de qual foi a primeira fala que saiu da minha boca. Foi assim que cumprimentei ao consultante. No exato momento que ele adentrou a minha sala.

“Bom dia! Como tem passado”?

Seu Joaquim não regateou ao cumprimento.

“Bom dia”. Apertou-me a mão. Não sem antes desviar os olhos da minha direção.

Continuando a prosa, para colocar o paciente a vontade, a ele mais uma vez perguntei, sem a menor intenção de complicar a sua vida, muito menos a minha, foi exatamente isso que falei: “o que o trouxe até aqui”?

Seu Joaquim coçou a cabeça, e desferiu, à queima boca, esta inspirada resposta: “quer mesmo saber? Além das minhas pernas foi uma condução que parou exatamente perto de aqui. E ela volta a minha roça de agora a duas horas. Quando vou voltar a minha roça”.

Acabamos amigos depois do mal falado toque. Ele se despediu de mim com um sorriso no rosto. Prometendo voltar no ano que vem. Se Deus quiser.

 

Deixe uma resposta