Mais um motivo para ser feliz

Embora a persiga sempre nem sempre a felicidade bate a minha porta.

Às vezes as razões não são tão claras. Como o dia que hoje se anuncia.

Bem sei que a vida se compõe de instantes fugazes de felicidade. Ela não é contínua como o canto dos passarinhos. Por vezes ela se cala. Aquieta-se, esconde-se em lugares imprevisíveis. Da mesma forma que os pássaros cantam de repente emudecem. Creio que por estarem tristes. Ou por motivos que não sei quais são.

Num dia acordamos dispostos. Nem sempre isso acontece. Noutros gostaríamos de ficar na cama. Entregues ao nosso desalento.

De uns tempos pra cá alterno alegria com letargia. Faz parte indelével de nosso ser.

Talvez a razão da tal tristeza seja o fato de estar envelhecendo.

Conto os anos. Perfilam dentro de mim os desenganos. Creio que tal fatalidade seja explicada pela tal sensibilidade maiúscula que brota dentro de mim.

Tenho tudo para ser feliz. São motivos tantos que na lista que poderia fazer falta espaço para enumerá-los todos.

Tenho saúde a distribuir aos outros. Fecundidade nas ideias cavoucam-me sempre os pensamentos. Ainda longe da aposentadoria penso ter anos mais a minha frente. Tanto no exercício da medicina quanto no viver em plena faculdade mental.

Uma família maravilhosa me ampara quando mais preciso. Filhos criados, esposa guerreira, pena que meus pais fizeram-se ausentes. Talvez seja este um dos motivos para não estar completamente feliz.

Mas, tenho de considerar que a morte faz parte uníssona do viver. Nasce-se, vive-se, de repente nos despedimos. Enquanto nascem dois uma quantia equivalente vai embora. Não há como evitar. Esta é a marcha natural das coisas. Fosse o contrário o mundo não caberia tanta gente. A renovação constante é inevitável. Devemos encará-la como a coisa mais natural de nossos momentos aqui na terra.

A profissão que elegi exige muito de nós. A maior parte das vezes somos incompreendidos em nosso proceder. Mas, o que fazer? Vai ser sempre assim. Jogam-nos aos ombros culpas maior que não as temos. Mas todo médico deve estar preparado para enfrentar tanto os agradecimentos quanto as insatisfações por que passamos.

Quanto tento listar os motivos para ser feliz a lista começa logo ao nascimento. Como fui uma criança feliz! Tendo ao lado pais amantíssimos. Que tudo fizeram para meu bem estar constante.  Para que eu me fizesse homem feito. Enveredasse-me por esta profissão tão difícil. Ao mesmo tempo tão gratificante e por vezes mal entendida. Como a maioria pode se tornar.

Na lista para encontrar a tal felicidade cito a esposa que escolhi. Ela é o amparo nas horas difíceis. O esteio onde me encosto, quando mais preciso.

Não posso deixar os filhos de lado. São eles que me darão netos. Ajuda quando meu corpo, já usado, decrépito, por acaso deles precisar de amparo.

Ainda tenho sonhos. De ver meus netos encaminhados, brincando ao meu lado, fazendo travessuras peculiares a tenrice de suas idades.

Hoje acordei com uma estranha sensação de alegria. A felicidade brotava em mim como um riacho de águas cristalinas que despenca pela serra.

Estava uma manhã meio nublada. Mas logo o sol desponta de sua cama macia. E desperta em mim a alegria.

Em pouco tempo mais, agora são quase sete e meia, mais uma razão para a felicidade criar raízes dentro de mim.

Mais um motivo para ser feliz.

Nasce, no dia de hoje, vinte e oito de agosto, mais um netinho. Desponta para a vida o querido Gael. Meu segundo neto. Que venham outros. Com eles, através deles, crio alma nova. Rejuvenesço. Esqueço-me da tristeza. Que de vez em quando se apodera de mim. Quem ainda não se sentiu assim?

Logo mais vem ao mundo o Gael. Logo a minha família vai aumentar. Mais um. Logo serão mais dois.

Com o nascimento do Gael tenho mais um motivo para ser feliz. Logo ele cresce. Aprende a dizer vovô. Como o Theo aprendeu a dizer.

Hoje acordei com um sentimento agradável nascendo dentro de mim. Logo compreendi a razão de estar assim.

Tenho, a partir de hoje, mais um motivo para ser feliz. Tomara outros me ajudem de hoje em diante. Anos a frente. Até que a vida me diga adeus.

Ao Gael as minhas boas vindas. Que seja feliz. Como eu fiquei depois que o conheci.

Deixe uma resposta