Engana-se quem pensa assim

Quem ainda não caiu em logro? Foi pelo caminho errado. Cometeu um pequeno equívoco? Nesta vida de tantas encruzilhadas. Quando tantos caminhos nos acenam por onde ir e vir?

Eu mesmo me equivoquei. Por diversas vezes pensei que este seria o caminho certo. E, assim que cheguei ao fim concluí que não era bem assim.

Mas, por sorte retrocedi. Aconselhado pelos meus pais. Sob a tutela dos meus avós, enfim, quando pensava que estava certo, depois de cair por mim, acertei de vez. E me tornei o que sou. Cada vez mais penso apreciar o que passei a ser.

Quando me contaram a história de dois meninos, um nascido em berço de ouro, e o outro pobretãozinho, foi que imaginei passar a vocês o que penso da vida que levamos.

As chances nos acenam em cada fase da nossa vida. Alguns têm destino que nunca imaginaram. Já outros, infelizes, acabam acumulando incertezas e dúvidas sobre qual caminho seguir.

Joaquinzinho era um menino rico. Ao revés de um colega, infeliz, que nasceu, poder-se-ia dizer, em uma manjedoura.

O primeiro teve uma educação esmerada. Os pais, amantíssimos, a ele deram tudo que podiam.

Já o Artur nem a escola ia. Foi abandonado pelos pais ainda menino. Enveredou-se pelo caminho errado. Foi aviãozinho do trafico. Sempre em péssimas companhias.

Cheirava cola de sapateiro. Este foi o trampolim para vícios maiores.

Assim que completou quinze anos foi apreendido. Por culpa de más companhias passou a morar numa instituição para menores infratores.

Já o primeiro, Joaquinzinho, aos quinze anos foi fazer intercâmbio num país ao norte do hemisfério. Aprendeu vários idiomas durante a sua estada.

Aos vinte anos os dois se conheceram. Foi numa praça da cidade.

Joaquinzinho deu de cara com Artur. Quando ele estava deitado num calçadão. Semiacordado. De olhos esbugalhados.

O bom rapaz apiedou-se daquele jovem sem futuro. Tentou encaminhá-lo ao bom caminho. Tudo fez para que ele se acertasse na vida. No entanto foram debaldes as tentativas.

Aos vinte e cinco anos Joaquinzinho graduou-se em medicina. Artur, embora aconselhado pelo recém-amigo, não foi além do curso secundário. Novamente as más companhias o levaram ao caminho errado.

Conquanto Joaquinzinho se tornasse um médico famoso Artur passou a ser um bandido procurado.

Hoje o sol nasceu cedo. Não faz frio como ontem. Ao ver o sol nascer, lindo, na linha do horizonte, ao me lembrar da história dos dois rapazes, cada um com sua sina, foi que conclui, infelizmente, que o mesmo sol não nasceu para todos.

Engana-se quem pensa assim. A vida tem me ensinado que as chances desperdiçadas não voltam mais. Devemos agarrá-las com unhas e dentes. Antes que a vida faça de nós naus seu rumo num mar revolto.

Deixe uma resposta