Desejos

Quantos e quantos desejos eu tive, e ainda os tenho, difícil se torna enumerá-los nos dedos, poucos que são em minhas mãos.

Uma vez criança queria ganhar uma bicicleta de rodinhas. Presente encomendado presente ganhado.

Mas, na primeira vez que tentei andar naquele brinquedo estatelei-me ao chão. Ainda me lembro, saudades avoam, de quando minha querida mãe, para amenizar-me a dor, deferiu um beijinho doce em minha testa ancha, e num instante o galo formado foi reduzido a nada.

Outros desejos povoam-me a mente. Como gostava de chupar jabuticaba no pé. Ainda hoje uma jabuticabeira daqui se permite ver. Nos fundos daquela casa, que daqui se avista, defronte a um hospital. Bem perto de um clube pra onde  vou ao cair das tardes, para tentar alongar os anos que ainda me restam.

Uma vez galgado o galho mais fino daquela árvore, carregadinha de frutinhas doces, disputando-as com os marimbondos, eis que de novo o menino desequilibrava-se. E ia ao chão coalhado de cascas de jabuticabas, que atenuavam a queda, e nada mais acontecia ao moleque peralta que ainda continuo a imaginar que sou.

De novo meus pais acudiam o garoto travesso. Meu desejo era de me levantar por mim mesmo. Mas o susto impedia-me de assim proceder.

Outros desiderios tive na minha doce infância. Uma vez na roça, sempre ali comparecia durante as férias de final de ano, quando passava direto ao ano seguinte, em boa companhia de umas primas de Varginha, quando ganhei uma lambreta azul, com uma garupa ampla. Como era bom levar uma das primas a um passeio pelo campo. Pena que nada mais acontecia entre nós. A inocência ainda me consumia as entranhas. Não havia maldade em meus devaneios de criança.

Quantas vezes, naquela moto metida a besta, em passeio pela cidade, outras garotas acenavam desejando que as levasse para longe. E meu desejo não se concretizava. Tinha vergonha de ser pilhado em fragrante pela primeira namorada. De quem roubei um beijo durante uma sessão da matiné.

Continuei a ter desejos ao longo da minha vida. E ainda se manifestam a cada dia.

Já hoje, menino desfeito, adulto esquecido, velho ainda não me tenho, os desejos mudaram.

Minhas vontades são outras. Mais singelas.

Desejo tanto que a saúde ainda impere em meu corpo quase alquebrado pelos anos. Que consiga caminhar sempre. Andar faz parte da minha rotina. Desejo toda a felicidade aos meus filhos. Agora que nasceram dois netos a minha felicidade quase está completa. Desejo tanto que consiga acompanhar todos eles grande parte de suas existências. E quando nascer o terceiro? Aí ao vovô babão vai precisar de um babadô. Tomara as fraldas sejam necessárias apenas para eles. E eu  possa dispensá-las para não dar trabalho a quem me suceder.

Desejo imensamente que a saúde não me deixe. Tudo tenho feito para isso acontecer.

Desejo tanto que a inspiração não me abandone. Felizmente ela ainda faz parte do meu ser.

Outros desejos pena que não possam materializar-se. Ter meus pais junto a mim é um deles. Mas, perdas são necessárias. Elas fazem parte de qualquer viver.

Desejo piamente que a profissão que abracei, há tantos anos atrás, ainda continue enraizada dentro de mim. Que ainda possa ter o discernimento de poder julgar o que seria melhor para o paciente, e o que deve ser recomendado para que ele não pense no pior.

Desejo muito que o país melhore a cada ano. Já que no próximo teremos dirigentes novos. Que nosso Brasil encontre seu rumo. Desejo ainda, dentre tantos que tenho listados em meu caderno cheinho de garranchos ilegíveis que nosso povo seja feliz dentro do necessário. Que não passem por tantas dificuldades. Como nos dias de agora tem passado.

Caso ficasse aqui, enumerando todos os desejos, o tempo não vai ser suficiente. A partir das oito o médico entra em cena. E o tempo de pensar em desejos fica pra depois.

Como último desejo, fica aqui um que resume quase todos.

“Queria voltar a ser criança. Porque os joelhos ralados curam mais fácil do que os corações partidos.”

Termino desejando a vocês uma ótima quinta-feira, plena de felicidade. Que a tristeza não faca parte dos seus dias. Desejo muito, o suficiente para que meus desejos se tornem realidade.

Deixe uma resposta